Você já deve ter escutado algum atendente perguntar se deseja o “CPF na nota”. Contudo, entende os benefícios que pode ter ao utilizar essa opção? As vantagens de aderir a iniciativa podem surpreender.
Os governos estaduais adotam o CPF na nota fiscal com o objetivo de controlar a tributação fiscal do comércio, como também o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), além de ser uma forma de combater a sonegação de impostos.
Confira os estados que oferecem o programa de CPF na nota: Maranhão, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Minas Gerais, Bahia, Pará, Amazonas, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rondônia, Paraná e Distrito Federal.
Como cada estado possui seu próprio programa de benefícios, é importante que os cidadãos pesquisem e confiram as vantagens que estão sendo oferecidas.
Benefícios de colocar o CPF na nota fiscal
Há muitas vantagens nessa prática, confira abaixo os principais benefícios:
Prêmios: Colocar o CPF na nota fiscal pode garantir a participação em sorteios de prêmios que vão de R$ 5 mil até R$ 1 milhão. Os sorteios são feitos mensalmente e contemplam notas dos consumidores. Assim, quanto mais notas você tiver acumulado no seu CPF, maior será a chance de ganhar um prêmio. Vale destacar que há um limite na quantidade de notas por pessoa.
Descontos
O acúmulo de notas fiscais pode gerar em alguns estados, como Alagoas, Paraná, Goiás, São Paulo e Rondônia, um abatimento de até 10% no IPVA do ano seguinte. Já nos estados Rio de Janeiro, Manaus e Salvador o desconto é no IPTU.
Resgate
Também existem programas que permitem ao consumidor resgatar créditos acumulados a cada seis meses. No caso do Nota Paraná, ele possibilita que os créditos sejam convertidos em recargas para o celular.