O WhatsApp, disponível para Android e iPhone (iOS), pode ocupar bastante memória do celular devido às mídias enviadas nas conversas e grupos. Se esses arquivos não forem eliminados ao longo do tempo, eles podem causar lentidão no dispositivo.
Felizmente, os usuários podem fazer alguns ajustes no aplicativo para liberar a memória do smartphone. Sendo assim, confira as medidas que podem ajudar a economizar espaço e gerenciar a memória do seu dispositivo.
1. Apague arquivos específicos pelo WhatsApp
O WhatsApp permite gerenciar os arquivos recebidos e enviados diretamente pelo aplicativo. Para isso, abra o app e vá até a aba de “Conversas”. Clique nos três pontinhos no canto superior direito, selecione “Configurações” e depois “Armazenamento e dados”.
Em seguida, toque em “Gerenciar armazenamento”. Você poderá visualizar os itens frequentemente encaminhados, as mídias maiores que 5 MB e os arquivos enviados em cada conversa. Analise cada item e decida se deseja excluí-lo. Para remover, clique no item e depois no ícone de lixeira no canto superior direito. Essa ação ajuda a liberar espaço no dispositivo.
2. Desative o download automático das mídias
Desativar o download automático das mídias permite controlar o que é baixado para o celular. Vá novamente nos três pontinhos no canto superior direito e depois em “Configurações”. Toque em “Armazenamento e dados” e, no campo “Download automático”, faça a escolha sobre se deseja que o app faça o download das mídias automaticamente.
Lembre-se de que as mensagens de voz são baixadas automaticamente, independentemente da configuração escolhida. Essa medida ajuda a economizar espaço e gerenciar melhor a memória do celular.
3. Limpe o cache
Limpar o cache do WhatsApp é uma ação que elimina dados temporários, ajudando a ganhar espaço. No Android, acesse as configurações do dispositivo, busque por “Aplicativos” e encontre o WhatsApp. Em seguida, toque em “Armazenamento” e depois em “Limpar cache”.
No iOS, o processo é diferente: é necessário desinstalar o app e instalá-lo novamente para remover arquivos temporários. Para apagar todas as mídias definitivamente, vá em “Ajustes”, clique no perfil do iCloud, selecione “iCloud”, depois “Gerenciar Armazenamento” e busque pelo WhatsApp. Por fim, aperte em “Apagar dados”.
4. Use aplicativos de limpeza
Aplicativos de limpeza, como o Cleaner for WhatsApp para Android, podem ajudar a liberar memória. Este app limpa diversos tipos de mídias e requer permissão para acessar o armazenamento interno. Ao iniciar, selecione a pasta do WhatsApp, o aplicativo calculará todas as mídias, permitindo escolher quais deseja organizar e deletar. Para o iOS, o aplicativo Cleaner — Limpar celular cache funciona de maneira semelhante, ajudando a eliminar mídias indesejadas do aparelho.
5. Limpe as conversas arquivadas
Por último, mas não menos importante, remover conversas arquivadas pode ser outra opção para liberar memória. No WhatsApp, clique em “Arquivadas” no início da página, identifique a conversa a ser deletada, clique e pressione até aparecer o ícone de lixeira no canto superior direito. Confirme a exclusão em “Apagar conversa”.
Com essas dicas, você poderá liberar espaço no seu celular, mantendo o desempenho do dispositivo em boas condições.