O pagamento do abono salarial do PIS/PASEP é aguardado todos os anos, representando uma renda extra para os funcionários de empresas privadas e servidores públicos.
Atualmente, o repasse é feito após dois anos da obtenção do direito pelo trabalhador. No entanto, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou a antecipação do pagamento do abono salarial.
Com a medida anunciada, os trabalhadores passarão a receber o abono salarial um ano após dar entrada no PIS/PASEP. De acordo com o Governo Federal, o repasse antecipado será de R$ 30 bilhões em 2025 e deve impactar diretamente no orçamento do próximo ano.
Assim, o abono salarial do PIS/PASEP foi antecipado, pois, atualmente, o bônus é liberado após dois anos da obtenção do direito. No entanto, após a determinação do TCU, o pagamento será feito após um ano da obtenção do direito pelo trabalhador.
O depósito antecipado do abono terá um impacto de R$ 30 bilhões no orçamento de 2025, que já está apertado e, por isso, o governo do presidente Lula pediu para o TCU para rever a determinação.
Como consultar o saldo do PIS/PASEP pela internet
Se deseja realizar a consulta do saldo através do aplicativo Caixa Tem (PIS), siga as instruções abaixo:
- Primeiro, faça o download do aplicativo Caixa Tem no seu celular (Android e iOS).
- Nesse momento, informe o CPF e a senha de acesso aos serviços da Caixa. Caso seja o primeiro acesso, será preciso se cadastrar.
- Selecione “Não sou um robô”.
- Por último, clique em “Abono Salarial” para consultar valores ou movimentar saldos existentes no app.
Siga as instruções abaixo para consultar pela Carteira de Trabalho Digital:
- Entre informando a senha do gov.br.
- Agora, selecione a aba “Benefícios”.
- Clique em “Abono Salarial”.
- Por fim, selecione o ano-base e confira as informações.