O avião é um dos meios de transporte mais seguros, mas acidentes podem acontecer. Felizmente, graças aos avanços tecnológicos, cerca de 90% das colisões de avião têm sobreviventes. No entanto, aumentar suas chances de sobreviver a um acidente aéreo envolve estar preparado e tomar algumas precauções básicas.
O Brasil registrou 54 ocorrências de acidentes aéreos em 2024, segundo o site Rede de Segurança da Aviação (ASN), da Flight Safety Foundation. Esse número é um lembrete da importância de estar preparado para situações de emergência. Em 2024, 24 pessoas morreram no Brasil em decorrência de acidentes aéreos, enquanto no mesmo período de 2023 foram 13 mortes e 56 ocorrências.
No entanto, muitos ainda se perguntam o que fazer caso o pior aconteça. Bem, é óbvio que as chances de uma pane geral no sistema aéreo é raríssimo de acontecer. Mas é claro que você veio atrás de respostas e, por isso, algumas dicas de aumentar as chances de sobrevivência são bem-vindas!
Escolha estratégica do assento
Estudos mostram que a maioria dos sobreviventes de acidentes aéreos estava sentada até sete fileiras de distância da saída de emergência mais próxima.
- Portanto, ao escolher seu assento, prefira aqueles no corredor e próximos às saídas de emergência;
- Se possível, opte por lugares na primeira classe ou na classe executiva, onde há menos pessoas e mais espaço, facilitando a evacuação.
Planeje sua evacuação
Logo ao embarcar, conte o número de assentos até as saídas de emergência mais próximas.
- Planeje mentalmente o que faria em caso de acidente, pois isso pode ser vital se o avião estiver cheio de fumaça e os sinais luminosos não estiverem visíveis. Ter esse plano em mente pode permitir uma evacuação mais rápida e eficiente.
Viajar em família
Especialistas recomendam que famílias viajem juntas sempre que possível.
- Em caso de acidente, as pessoas tendem a procurar seus familiares antes de evacuar, o que pode atrasar a saída. Viajar juntos pode ajudar a garantir que todos se mantenham calmos e saiam rapidamente do avião.
Adote a posição de segurança
Além das dicas abordadas anteriormente, existem outros fatores que podem contribuir para que você sobreviva a acidentes aéreos.
A posição que você assume no assento durante uma emergência pode ser crucial. Colocar a cabeça entre as pernas, como orientam as instruções de segurança, protege seus joelhos e crânio, aumentando suas chances de permanecer consciente e ser capaz de sair rapidamente da aeronave após um pouso de emergência.