Ter uma dívida que caducou pode parecer um alívio imediato, pois o nome do devedor deixa de constar nos órgãos de proteção ao crédito. No entanto, essa sensação de tranquilidade pode ser enganosa.
Portanto, é bom saber que mesmo após a caducidade, essas dívidas não desaparecem completamente dos registros internos das instituições financeiras, e podem influenciar futuras solicitações de crédito. Ou seja, isso pode te prejudicar. Mas isso pode barrar um financiamento? Entenda abaixo.
Afinal, quem tem dívida caducada pode fazer financiamento ou não?
Especialistas explicam que, apesar do nome “limpo”, as dívidas caducadas são acessíveis aos bancos. Isso significa que, ao tentar obter um financiamento ou uma nova linha de crédito pessoal, o histórico de inadimplência pode ser levado em consideração.
Sendo assim, a pessoa que deixou a dívida caducar pode ter problemas ao tentar obter um financiamento, uma nova linha de crédito pessoal. Contudo, ainda que o consumidor tenha um histórico de dívidas que caducaram, é possível que ele consiga um financiamento imobiliário, por exemplo. Mas isso vai depender de cada instituição financeira.
Além disso, algumas instituições financeiras têm políticas rígidas e podem restringir o acesso a serviços bancários para aqueles com histórico de dívidas caducadas. Isso pode incluir a abertura de contas correntes ou a solicitação de cartões de crédito.
Portanto, é possível perceber que as consequências variam, mas o impacto na credibilidade financeira pode ser significativo.
Assim, mesmo que uma dívida tenha caducado, é crucial considerar os efeitos a longo prazo na sua saúde financeira. Por fim, manter um bom relacionamento com as instituições financeiras e buscar regularizar qualquer pendência pode ser a chave para garantir acesso a crédito no futuro e evitar surpresas desagradáveis.