O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), um dos principais programas do governo federal voltado ao financiamento de mensalidades em instituições de ensino superior privadas, está com oportunidades imperdíveis para o primeiro semestre de 2024.
O Ministério da Educação (MEC) anunciou recentemente a abertura de vagas remanescentes, proporcionando aos estudantes uma nova chance de ingressar ou continuar seus estudos com suporte financeiro significativo.
Detalhes do edital e processo de inscrição
As inscrições para as vagas remanescentes do FIES estão exclusivamente disponíveis online, através do sistema de seleção do FIES no portal Acesso Único do MEC. Para concorrer, os candidatos precisam estar devidamente matriculados no curso, turno e local de oferta desejados. Além disso, é necessário estar cursando ou ter concluído com aproveitamento mínimo de 75% das disciplinas do semestre anterior.
Prioridade na classificação é dada aos candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Estes estudantes têm a possibilidade de solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições parceiras do programa.
É requisito obrigatório ter participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010, com média geral mínima de 450 pontos e nota superior a zero na redação.
Participação das instituições de ensino superior (IES)
As IES interessadas em oferecer vagas remanescentes devem manifestar seu interesse dentro do período estipulado pelo edital. Os critérios para participação são claramente definidos, visando garantir que as instituições estejam alinhadas com os padrões de qualidade e compromisso educacional exigidos pelo programa.
O resultado da pré-seleção para as vagas remanescentes será divulgado em 4 de julho. Candidatos não selecionados automaticamente entrarão em uma lista de espera. Os pré-selecionados deverão comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de suas respectivas instituições entre 5 e 8 de julho para validação das informações declaradas na inscrição.
A documentação necessária pode ser entregue fisicamente ou digitalmente, conforme especificado pela instituição.
Após a validação na CPSA, os estudantes terão até 10 dias para confirmar as informações junto ao banco responsável pelo financiamento das mensalidades.