O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou recentemente a doação de 2.000 toneladas de carne para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Empresários do setor atenderam ao pedido de Lula, e a medida visa auxiliar a população afetada sem impactar o preço da carne.
Assim, a doação inclui carnes bovina, suína, de aves e ovos, com o objetivo de fornecer 6 milhões de refeições. Portanto, a distribuição, coordenada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, começará imediatamente.
Governo se reuniu para discutir a medida
A decisão foi anunciada após uma reunião no Palácio do Planalto, que contou com a presença do presidente, do ministro da Agricultura, empresários e representantes do setor, incluindo os irmãos Joesley e Wesley Batista, do Conselho de Administração da JBS.
Contudo, durante o encontro, foi discutida a logística para a distribuição dos alimentos. O governo planeja criar uma estrutura logística permanente para apoiar a população afetada pelas enchentes.
A reunião contou com a participação de várias empresas e entidades do setor alimentício, incluindo Abiec, ABPA, BRF/Marfrig, Minerva Foods, entre outras. Essas empresas contribuíram para a doação, que será distribuída com o apoio de uma equipe do Ministério da Agricultura.
A equipe do Ministério da Agricultura irá ao Rio Grande do Sul nesta terça-feira (28) para discutir a distribuição com o ministro da Reconstrução do Estado, Paulo Pimenta. Assim, a estrutura logística garantirá que as doações cheguem rapidamente às pessoas necessitadas.
Impacto da medida
A iniciativa não deve afetar o preço da carne no mercado. Porém, segundo o ministro Fávaro, a doação foi feita sem que o setor pedisse qualquer contrapartida ao governo, demonstrando solidariedade e compromisso com a população afetada pelas chuvas.
A doação de 2.000 toneladas de carne representa uma importante ação de solidariedade e suporte às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Por fim, a medida, coordenada entre governo e setor privado, reforça o compromisso de ajudar aqueles que foram severamente afetados pelas recentes calamidades naturais.