O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a distribuir a segunda parcela do 13º salário para aposentados, pensionistas e outros beneficiários de programas temporários. Esta medida, que beneficia aqueles que recebem auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão, visa proporcionar suporte financeiro adicional.
Assim, todos os segurados com cartões do INSS ou acesso às suas contas são elegíveis para o repasse. O pagamento está programado para ser feito entre 24 de abril e 8 de maio, junto com os benefícios regulares do mês. O calendário de pagamento é baseado no número final do cartão de benefício:
- Até um salário mínimo (R$ 1.412): de 24 de maio a 7 de junho.
- Acima de um salário mínimo: de 3 a 7 de junho.
Como verificar a elegibilidade de antecipação do 13º salário INSS
Os beneficiários podem verificar a elegibilidade e consultar o extrato de pagamento através do site ou aplicativo do INSS. No entanto, aqueles sem acesso à internet podem usar a Central 135. Aproximadamente 33,6 milhões de segurados devem ser contemplados.
Desde 2020, devido à pandemia de COVID-19, o 13º salário tem sido antecipado. Por fim, essa prática continua em 2024 para estimular a economia e aumentar o poder de compra dos beneficiários, reforçando o compromisso do governo em apoiar a população durante períodos de incerteza econômica.