O Programa Desenrola Brasil, voltado para a renegociação de dívidas, está se aproximando do fim do prazo para devedores da Faixa 1, com término na próxima segunda-feira, 20 de maio. Dados do Ministério da Fazenda revelam que, até a semana passada, 14,75 milhões de brasileiros já renegociaram aproximadamente R$ 51,7 bilhões em dívidas.
A Faixa 1 do programa é destinada a pessoas com renda de até dois salários mínimos ou que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Esta etapa abrange dívidas negativadas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022, desde que cada dívida não ultrapasse o valor atualizado de R$ 20 mil antes dos descontos oferecidos pelo Desenrola.
Os devedores que participam do Desenrola Brasil têm acesso a descontos médios de 83% sobre o valor das dívidas, podendo, em alguns casos, superar 96% de abatimento. As opções de pagamento incluem quitação à vista ou parcelamento sem necessidade de entrada, com prazo de até 60 meses.
Nesta fase final, o Ministério da Fazenda esclareceu duas informações falsas que circulam sobre o programa. A primeira desmente a ideia de que negociar dívidas pelo Desenrola resulta na perda de benefícios sociais. A segunda esclarece que o Relatório de Empréstimos e Financiamentos do sistema Registrato do Banco Central não é um cadastro restritivo, mas um extrato consolidado das dívidas bancárias, permitindo ao cidadão acompanhar seu histórico financeiro.
Detalhes importantes
As dívidas negociadas no Desenrola que forem parceladas aparecerão no extrato do Banco Central, mas somente o cidadão pode visualizar seu histórico detalhado. Os bancos, com a autorização do cidadão, conseguem ver apenas informações consolidadas.
O programa permite a renegociação de dívidas bancárias, como cartão de crédito, e também de contas atrasadas de escolas, energia, água, telefonia e comércio varejista. A plataforma do Desenrola possibilita parcelar a renegociação, inclusive com bancos onde o devedor não possui conta, permitindo escolher a melhor taxa de pagamento parcelado.
Como participar do Desenrola Brasil
Para acessar o Desenrola, é necessário ter uma conta Gov.br, sendo aceitas contas de todos os níveis — bronze, prata e ouro. Assim, as ofertas de negociação e opções de parcelamento podem ser visualizadas através dessa conta. Caso o cidadão prefira utilizar canais parceiros, o uso da conta Gov.br não é obrigatório.
Por fim, com o prazo final se aproximando, os devedores da Faixa 1 devem se apressar para aproveitar as condições favoráveis de renegociação oferecidas pelo Desenrola Brasil. Com isso, garantirão um alívio financeiro significativo e uma melhor organização de suas finanças.