A Prefeitura de Teresina alertou que 1.889 beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem ter seus pagamentos bloqueados devido à falta de inscrição ou atualização no Cadastro Único (CadÚnico). A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão trabalhando juntos para resolver a situação.
Portanto, manter o CadÚnico atualizado é um requisito fundamental para os beneficiários do BPC, que inclui idosos e pessoas com deficiência. Essa atualização também é necessária para participar de programas habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida.
Assim, as listas dos beneficiários em risco de bloqueio estão disponíveis nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Teresina, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
Socorro Bento, secretária da Semcaspi, enfatizou que a medida é uma exigência do INSS, e que a prefeitura está prestando suporte para a manutenção do benefício. “Estamos iniciando uma operação para atender esses quase 2 mil beneficiários que precisam regularizar sua situação em relação ao CadÚnico”, declarou.
Documentação necessária para renovar o CadÚnico
Para regularizar a situação, os beneficiários devem comparecer ao CRAS mais próximo de sua residência e apresentar a seguinte documentação:
- Beneficiário:
- CPF ou título de eleitor;
- Documento com foto;
- Comprovante de residência (preferencialmente conta de energia).
- Demais membros da família:
- Qualquer documento de identificação (certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, RG, carteira de trabalho ou título de eleitor);
- Comprovante de matrícula escolar (para crianças e jovens de 4 a 18 anos).
Por fim, o CRAS de Teresina estão prontos para ajudar os beneficiários a regularizar sua situação. Assim, irão auxiliar a população ao evitar o bloqueio do BPC e permitindo que continuem a receber o suporte financeiro necessário.