Com o recente lançamento de novas funcionalidades, como as transferências inteligentes, o agendamento recorrente e o Pix Automático, o Open Finance está cada vez mais próximo do consumidor. Esses recursos prometem facilitar a vida dos clientes, oferecendo serviços mais práticos e convenientes.
Desta forma, as novas funcionalidades poderão ser aliadas dos consumidores, sobretudo para agilizar transferências e demandas bancárias. Confira as novidades propostas abaixo:
Transferências inteligentes
As transferências inteligentes permitem que os consumidores programem transferências automáticas entre contas de mesma titularidade, com valores fixos definidos pelo usuário. Essa funcionalidade permite, por exemplo, prevenir dívidas no cheque especial ou reservar parte do salário para investir.
Agendamentos recorrentes
Os agendamentos recorrentes são destinados a transferências entre contas de diferentes titularidades, como mesadas, pagamentos a prestadores de serviços ou doações. Essa solução facilita pagamentos periódicos, proporcionando mais comodidade.
Pix automático
Previsto para outubro, o Pix Automático será uma espécie de débito em conta automatizado. Ele será útil para pagamentos sucessivos, como contas de serviços públicos e assinaturas. O modelo será dividido entre Pix Automático no âmbito do Pix e no âmbito do Open Finance.
Facilidades e segurança
Assim, essas novas funcionalidades do Open Finance trazem diversos benefícios para os consumidores, que não serão cobrados pelo uso desses serviços. No entanto, as empresas poderão ser cobradas, dependendo da oferta de cada instituição financeira.
Contudo, em relação à segurança, o Open Finance e o Pix mantêm as mesmas camadas de proteção, com foco em evitar fraudes e problemas relacionados à engenharia social. Portanto, os consumidores podem cancelar os agendamentos recorrentes a qualquer momento, e o Mecanismo Especial de Devolução (MED) permanece em vigor, ampliando a proteção contra golpes.
Com essas novas soluções, o Open Finance se aproxima cada vez mais do dia a dia dos consumidores, prometendo transformar a forma como realizamos nossas transações financeiras. Por fim, a tendência é que essas funcionalidades se tornem mais comuns, proporcionando mais praticidade e segurança para os usuários.