Recentemente, a Bitcoin (BTC) voltou a liderar os destaques mensais no mercado de criptomoedas, enquanto Ethereum (ETH) segue perdendo espaço, sendo substituído pela Solana (SOL), sendo uma das mais indicadas pelos especialistas.
Em um mercado pulverizado, as criptomoedas de destaque para maio, indicadas por dez casas especializadas, apontam para 25 criptoativos de diferentes projetos e protocolos, entre os quais ganharam destaque Avalanche (AVAX), Lido (LDO) e Pendle (PENDLE).
Abril foi negativo
Abril foi um mês negativo no mercado cripto, com o bitcoin registrando uma desvalorização de 14%, a maior desde novembro de 2022. A queda foi impulsionada por tensões geopolíticas no Oriente Médio e pelo cenário macroeconômico adverso nos Estados Unidos.
Assim, apesar do resultado, o BTC estava na faixa dos US$ 60 mil. Os analistas da Mynt, a plataforma de cripto do BTG Pactual, afirmam que as perspectivas para o mercado cripto permanecem otimistas.
Principais criptomoedas para maio
O bitcoin continua sendo a referência no mundo das criptomoedas. Daniel González, analista cripto na Bitso, afirmou que os investidores devem ficar atentos ao BTC, pois ele tem uma missão crucial na formação das dinâmicas do mercado. Theodoro Fleury, gestor de investimentos da QR Asset, destaca que, no médio prazo, após o halving, o bitcoin tende a apresentar sua melhor performance.
Já a Solana é reconhecida por suas capacidades excepcionais de processamento e custos mínimos por transação. Além disso, a Solana já oferece velocidade de execução e custos de transação significativamente inferiores aos de seus concorrentes. Por fim, ela tem atraído bons protocolos que podem criar uma adesão mais rápida para o varejo do que o Ethereum.
Stacks (STX)
A Stacks visa implementar contratos inteligentes na rede do Bitcoin, de maneira escalável e segura. Com os holofotes voltados para o bitcoin, devido ao halving, Stacks ganha mais notoriedade e tende a se beneficiar com a situação.
Ethereum (ETH)
Uma das mais bem cotadas anteriormente, a Ethereum é a maior plataforma descentralizada que utiliza a tecnologia blockchain e permite a criação e execução de contratos inteligentes. Em ciclos anteriores, os anos de halving tendem a ser mais favoráveis ao Ethereum do que ao Bitcoin, justificando assim a atual queda.
Avalanche (AVAX)
Avalanche está envolvida em uma narrativa robusta relacionada à tokenização de ativos do mundo real (RWA). A Mynt ressalta que grandes parcerias institucionais, como Citibank e J.P. Morgan, são catalisadores para a tese de AVAX.
Lido (LDO)
A Lido facilita o acesso ao staking para ethereum (ETH). Segundo a Coinext, Lido permite que os usuários façam staking com qualquer quantidade de ETH, emitindo um token representativo que pode ser usado em outros mercados DeFi.
Pendle (PENDLE)
Por fim, a Pendle permite especulações, hedging e negociação de tokens que geram renda. Vale ressaltar que a Pendle possibilita ao usuário “separar” a propriedade do ativo tokenizado dos seus rendimentos futuros, oferecendo mais flexibilidade e liquidez.