A Caixa Econômica Federal anunciou uma série de medidas para apoiar os municípios do Rio Grande do Sul atingidos por fortes chuvas. O banco enviou especialistas em Habitação, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e Governo para prestar suporte técnico às prefeituras locais.
Abaixo, estão algumas das medidas implementadas pelo banco estatal:
Saque Calamidade do FGTS
A Caixa está auxiliando os governos municipais na liberação dos valores do Saque Calamidade do FGTS, que permite que trabalhadores retirem o saldo do fundo por motivo de necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural em suas áreas de residência.
Para habilitar o saque, é necessário que o município em estado de calamidade pública ou situação de emergência, reconhecido por portaria do governo federal, apresente à Caixa uma declaração das áreas afetadas. O saque pode ser feito pelo aplicativo FGTS, sem necessidade de comparecimento a uma agência.
Além disso, o banco também disponibiliza uma equipe técnica, composta por arquitetos e engenheiros, para auxiliar os municípios na recuperação de obras e edificações danificadas, como pontes, vias de acesso, abastecimento de água, postos de saúde e escolas. Essa equipe oferece suporte técnico para levantamento de danos e estimativa de custos, nos contratos já acompanhados pela Caixa.
Medidas de crédito para Pessoas Físicas e Jurídicas
Na área habitacional, a Caixa permite uma pausa de até três meses nos contratos de financiamento nas regiões afetadas. Os clientes, tanto pessoa física quanto jurídica, nas áreas atingidas que já possuem crédito contratado com o banco podem:
- Dispensar encargos na renovação de contratos de penhor;
- Pausar pagamentos de prestações por até três meses em contratos de crédito pessoal (PF), capital de giro (PJ) e renegociações (PF e PJ);
- Prorrogar vencimento das operações de crédito rural de custeio e investimento.
Novas contratações e taxas mais baixas
Para novos créditos, a Caixa reduziu as taxas de juros e ofereceu carências para contratação de financiamentos. Além disso, estendeu os prazos para pagamento em modalidades como crédito consignado e capital de giro.
Por fim, a Caixa está fornecendo um amplo suporte aos municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas chuvas, com foco em ajudar as comunidades a se recuperarem dos danos causados pelos desastres naturais.