O Cadastro Único, CadÚnico, é responsável por reunir os dados das famílias de baixa renda, permitindo que sejam atendidas pelos programas sociais.
Assim, o CadÚnico é uma importante ferramenta do Governo Federal, pois através dos dados informados no cadastramento são identificadas e selecionadas as famílias que poderão contar com os benefícios sociais.
Contudo, é preciso que as famílias estejam atentas sobre as regras do cadastro, porque o Governo Federal tem realizado um pente fino no CadÚnico com o propósito de identificar eventuais irregularidades.
Inclusive, outra importante regra foi acrescentada em 2024. Agora, as famílias que fazem parte do CadÚnico também deverão estar atentas ao ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, pois os inscritos no exame que faltarem a prova deverão realizar a justificativa da ausência caso estejam inscritos no Cadastro Único.
É importante destacar que a medida é obrigatória e, caso não seja realizada, poderá trazer consequências. Assim, a alteração deverá impactar diretamente os alunos inscritos no programa Pé-de-Meia.
CadÚnico é necessário para o Pé-de-Meia
O Pé-de-Meia foi lançado neste ano pelo Governo Federal. O programa foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar alunos de famílias de baixa renda que estão cursando o ensino médio. Os alunos contemplados poderão receber até R$ 9.200 ao longo da etapa de ensino.
O benefício é restrito aos estudantes de baixa renda, devidamente inscritos no CadÚnico. Esse cadastramento pode ser realizado pelo responsável familiar em postos de atendimento da assistência social dos municípios, como em um CRAS mais próximo.
Para isso, é necessário que o responsável pela família apresente seu CPF ou o seu título de eleitor, além de um documento de cada pessoa da família.