O prazo para os interessados em obter a isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está chegando ao fim. Até nesta sexta-feira, dia 26 de abril, os inscritos no Cadastro Único podem fazer a solicitação, uma oportunidade de economizar os R$ 85 cobrados pela inscrição.
Este benefício não se restringe apenas aos cadastrados no CadÚnico, mas também se estende a estudantes do terceiro ano do ensino médio em escolas públicas, bem como outros grupos que atendem a critérios específicos de vulnerabilidade socioeconômica.
Para pedir a isenção da taxa de inscrição do ENEM por meio do CadÚnico é preciso que os candidatos acessem a Página do Participante no site oficial do ENEM. Lá, você deve selecionar a opção para justificativa de ausência ou para solicitação de isenção da taxa.
Siga as instruções que irão aparecer e informe os dados solicitados, como o número do CPF. É importante que todas as informações sejam preenchidas corretamente, além de ser necessário enviar a solicitação dentro do prazo estipulado pelo INEP.
Benefícios do CadÚnico
Além da isenção da taxa de inscrição do Enem, os inscritos no Cadastro Único também podem ser atendidos por outros benefícios, como a isenção de pagamento da taxa de inscrição em Concursos Públicos.
Para ser contemplado pelos programas sociais do governo é necessário estar devidamente inscrito no CadÚnico (o que pode ser feito em um CRAS), como também manter os dados corretos e atualizados.
Confira abaixo alguns dos principais benefícios liberados através do CadÚnico:
- Minha Casa, Minha Vida;
- Bolsa Família;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Identidade Jovem (ID Jovem);
- BPC – Benefício de Prestação Continuada;
- Auxílio Gás;
- Programas Cisternas;
- Carteira do Idoso;
- Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda;
- Telefone Popular;
- Crédito Instalação;
- Carta Social;
- Serviços Assistenciais;
- Programa Brasil Alfabetizado;
- Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais/ Assistência Técnica e Extensão Rural;
- Programa Nacional de Reforma Agrária;
- Programa Nacional de Crédito Fundiário;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti);
- Água para Todos;
- Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental);
- Bolsa Estiagem.