A Nestlé iniciou a 10ª edição do Nestlé Yocuta – Young Culinary Talents (Jovens Talentos Culinários), para contribuir com a empregabilidade dos jovens no setor culinário.
O programa já impactou mais de dois mil jovens no Brasil durante os últimos nove anos. Agora, em 2024 ele oferecerá mil vagas gratuitas para jovens com idades entre 18 e 30 anos de todo o Brasil.
O diretor executivo de negócios para Nestlé Professional, Rodrigo Maingue, explica que “o programa nasceu há 10 anos com um nome em inglês, porque apesar de ter sua origem na América Latina, foi criado com a ideia de uma expansão global para Nestlé, movimento que aconteceu há três anos”.
Segundo Maingue, a limitação de idade é por identificarem uma necessidade de preparar os jovens para o mercado de trabalho, pois muitos começam suas carreiras em trabalhos informais no ramo da gastronomia.
Assim, ele explica que “a ideia do programa é de poder ajudar os jovens nos seus primeiros passos de carreira.” Quem está interessado em participar do Nestlé Yocuta – Young Culinary Talents deve fazer a inscrição até 24 de maio por meio do site da Nestlé.
Como vai funcionar o evento gratuito da Nestlé
A fase inicial do Yocuta ocorre de maneira virtual em maio, composta por dez aulas que podem ser realizadas ao longo de cinco semanas, tanto pelo computador quanto pelo WhatsApp. As aulas abrangem tópicos como empregabilidade e técnicas de barista.
Maingue ainda afirma que “o curso é super completo, vai desde temas básicos de como montar um currículo para você entrar no mercado de trabalho, passa por segurança na cozinha, segurança alimentar, diversidade e empreendedorismo”.
Além disso, o diretor executivo de negócios para Nestlé Professional também reforça que nas aulas será buscado quebrar o mito de que cozinha precisa ser um ambiente de assédio. Após dois meses no online, cerca de 100 alunos com o melhor desempenho devem avançar para a fase presencial, em São Paulo.