Apesar da casa própria ser o sonho de muitos brasileiros, há quem tenha dúvidas, especialmente pensando na possibilidade de investir o dinheiro, sobre valer ou não a pena realizar a compra da casa.
Assim, a resposta para a pergunta “é melhor comprar ou alugar um imóvel?” não será a mesma para todas as pessoas.
Isso ocorre porque vai depender de vários fatores. É importante lembrar que o sonho da casa própria ainda é uma conquista distante para muitas pessoas.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2022 pela startup Quinto Andar, 7 em cada 10 brasileiros vivem em imóvel próprio, sendo 62% desse total, imóveis quitados, e 8% imóveis financiados.
O que é melhor: comprar ou alugar uma casa?
A pessoa que possui essa dúvida precisa entender, antes de tudo, que a resposta para a pergunta é muito individual, pois ela ultrapassa a simples questão financeira. Além disso, até a parte financeira possui particularidades que precisam ser avaliadas cuidadosamente.
Considerando o ponto de vista financeiro, é possível em uma conta objetiva chegar à conclusão de que alugar o imóvel é mais viável, pois a quantia que seria imobilizada neste bem pode ser aplicada.
Além disso, esse valor poderia ser transformado, por exemplo, em uma carteira de ações pagadoras de dividendos, que podem se tornar uma renda extra para ajudar no custeio de seu aluguel ou no seu crescimento patrimonial.
Contudo, há muitos fatores envolvidos além de um cálculo rápido. Considerando uma pessoa de alta renda, com boas fontes de receita, a ideia de apenas alugar pode ter muita lógica, pois não comprar um imóvel é simplesmente uma opção e não uma impossibilidade.
Essas pessoas podem viver de aluguel enquanto destinam seus recursos a investimentos, pois, se a economia sofrer reveses elas poderão mudar a rota relativamente rápido e adquirir uma casa, tendo dinheiro suficiente para isso.
Agora, no caso da maioria das pessoas, essa opção não seria uma simples mudança de planos. Resumidamente, o que pode definir se comprar é melhor que alugar ou vice-versa, é a sua renda, bem como a consistência do seu planejamento financeiro.