O Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, divulgou um comunicado com esclarecimentos importantes sobre um benefício assistencial de grande relevância para as mulheres.
Segundo as informações repassadas pela autarquia, para solicitar o salário-maternidade o INSS não utiliza intermediários. Assim, os serviços do instituto são gratuitos e podem ser acessados de forma direta.
Você pode solicitar os benefícios, incluindo o salário-maternidade, através do aplicativo ou site Meu INSS e pela Central de Atendimento 135. Com o objetivo de garantir o acesso ao benefício, o INSS recomenda que as seguradas busquem assistência jurídica de advogados registrados na OAB ou Defensoria Pública.
Por meio dessa medida é possível evitar golpes de falsos advogados. Vale destacar que o INSS oferece recursos gratuitos com o objetivo de auxiliar as seguradas no processo de solicitação do salário-maternidade, garantindo transparência e segurança para elas.
Dessa forma, ao pedir o salário-maternidade pelo Meu INSS, o acesso será feito por meio do login e senha do usuário na plataforma Gov.br.
É importante que você evite compartilhar essas informações com terceiros não autorizados. Também tome cuidado com sites e redes sociais que oferecem facilidades para o salário-maternidade, pois eles podem representar riscos à segurança dos seus dados.
Também esteja ciente que o INSS não cobra valores adiantados para a liberação do benefício e não utiliza intermediários.
Como fazer a solicitação do salário-maternidade do INSS
Quem precisa realizar a solicitação deve saber que a única forma legal de pedir o benefício é através do Meu INSS. Confira como fazer o pedido:
- Primeiro, entre no Meu INSS;
- Agora, clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite “salário-maternidade urbano” ou “salário-maternidade rural;
- Veja a lista e clique no nome do serviço/benefício;
- Por fim, leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.