Quem deseja fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 de graça já pode solicitar a isenção da taxa de inscrição, mas é necessário ficar atento ao prazo máximo.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá receber as solicitações até o dia 26 de abril. Quem for atendido pelo programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), terá direito à isenção.
Além disso, esse prazo também vale para quem precisa justificar a ausência na edição de 2023. Os procedimentos devem ser realizados pela Página do Participante, através do login único do Gov.br. O resultado das solicitações de isenção da taxa e justificativa de ausência será divulgado no dia 13 de maio.
Caso você não lembre a senha da conta pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma. Podem fazer o Enem de graça:
- Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Quem está matriculado na 3ª série do ensino médio (em 2024), em escola pública;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica de família de baixa renda, inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
Enem 2024
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho dos estudantes, considerando o término da educação básica.
Atualmente, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Por meio do Enem, instituições de ensino públicas e privadas avaliam a pontuação dos estudantes na prova para selecionar os alunos.
Assim, os resultados das provas são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos. Além disso, eles servem como parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Quem deseja estudar no exterior, pode usar o resultado individual do Enem nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame.