O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) possui o saque calamidade para auxiliar trabalhadores afetados por desastres naturais.
Para ter direito ao saque, o trabalhador precisa residir em um dos municípios com declaração de calamidade pública por desastre natural. É necessário que a declaração tenha sido feita de forma oficial pelo governo.
Veja abaixo todas as regras para ter direito ao saque calamidade:
- Morar em um dos municípios que estão na lista de reconhecimento de situação de emergência ou calamidade pública;
- Ter sido afetado diretamente pelo desastre natural;
- Ter saldo disponível em conta vinculada do FGTS;
- Estar com o endereço residencial atualizado no sistema do FGTS ou na Caixa Econômica Federal.
O valor máximo dessa modalidade de saque é R$ 6.220,00 por cada trabalhador. Contudo, os trabalhadores que possuem um saldo inferior em suas contas do FGTS também poderão receber o pagamento.
É preciso lembrar que, para ter direito ao recebimento, é necessário que nos últimos 12 meses o trabalhador não tenha feito nenhuma solicitação de saque do FGTS pelo mesmo motivo, isto é, calamidade pública por desastre natural.
Como solicitar o saque calamidade do FGTS
O trabalhador pode realizar a solicitação do saque calamidade de forma fácil e online. Assim, através do aplicativo FGTS você pode conseguir um atendimento rápido e longe das filas de espera. Para isso, veja o passo a passo:
- Primeiramente, baixe o aplicativo FGTS no seu celular e acesse informando a senha;
- Logo após, selecione a opção “Meus saques”;
- Em seguida, selecione a opção “Calamidade Pública”;
- Depois, o trabalhador deve indicar o seu município e escolher se deseja receber o valor em uma conta bancária ou se deseja sacar presencialmente;
- Agora, faça o Upload dos documentos solicitados;
- Por último, confira os documentos e confirme a sua solicitação.
Caso prefira, é possível solicitar o saque de forma presencial, em uma das agências da Caixa Econômica Federal. Para fazer a solicitação, basta apresentar os documentos necessários.
Após a análise da Caixa, haverá a liberação do valor em até cinco dias úteis. Além disso, o trabalhador pode acompanhar o status do seu pedido pelo site da Caixa ou através do aplicativo FGTS.