Os contribuintes podem antecipar a sua restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024, assim, não precisam esperar pelo calendário regular de restituições.
Para isso, eles podem contar com um crédito privado oferecido pelos bancos. Se você é um contribuinte que fez deduções no ano anterior e conseguiu comprová-las, então possui direito à restituição do IRPF em 2024.
As deduções são gastos feitos em seu nome ou no de seus dependentes e garantem descontos no imposto a ser devolvido via restituição.
Algumas pessoas sabem que serão priorizadas na restituição do Imposto de Renda, sem precisar considerar a antecipação.
Esta prioridade garante que vão estar entre os primeiros a receber, embora não necessariamente no primeiro pagamento, que deve ocorrer no dia 31 de maio. Para ter o depósito nos primeiros lotes, é necessário atender a certos critérios:
- Optar pela declaração pré-preenchida e restituição via PIX;
- Idade acima de 80 anos ou acima de 60 anos;
- Sofrer de alguma doença ou moléstia grave;
- Ter o magistério como principal fonte de renda;
- Enviar a declaração logo nas primeiras semanas do prazo.
Assim, a prioridade tem como objetivo atender aqueles que possuem condições especiais, como os idosos e pessoas com doenças graves. Além disso, ela incentiva a utilização de ferramentas modernas, como a declaração pré-preenchida e o PIX, que facilita o processo de restituição.
Dessa forma, caso se enquadre em algum desses critérios, terá a restituição mais cedo. Contudo, caso não esteja entre os prioritários, poderá antecipar a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2024.
Como antecipar a restituição do Imposto de Renda?
A antecipação da restituição do IRPF 2024 envolve a utilização de serviços ofertados por instituições financeiras privadas.
Assim, é importante entender que funciona como um tipo de empréstimo. Dessa forma, o contribuinte tem acesso ao valor que tem direito a receber na restituição de forma adiantada, mediante a aplicação de taxas de juros.
Se deseja solicitar a antecipação, o contribuinte deve ir ao banco onde escolheu receber a restituição ou acessar o aplicativo da instituição financeira e solicitar o serviço, observando as condições oferecidas e se vale a pena no seu caso.