Considerando a constante oscilação dos juros de financiamentos, para muitos optar pelo consórcio de carros se tornou uma alternativa para comprar o primeiro automóvel ou até trocar de carro.
Contudo, embora se apresente como uma alternativa mais barata aos financiamentos, é importante ficar atento para algumas condições antes de assinar o contrato.
Primeiro, é importante entender como atua o sistema de consórcio. Ele funciona como uma espécie de economia colaborativa, dessa forma, um grupo de pessoas se reúne para alcançar um objetivo em comum, como a compra de um carro, uma viagem, um serviço etc.
No caso de um consórcio de carros esse grupo estará interessado em possuir um veículo do mesmo valor e número de parcelas. Assim, cada pessoa do grupo assina um contrato em que se compromete a contribuir com um valor mensal.
Uma administradora de consórcios fará toda a intermediação, e também fica responsável por acompanhar os pagamentos.
Funcionamento do consórcio de carros
O consórcio de veículos funciona como uma poupança programada, ou seja, você não vai adquirir o bem imediatamente. Assim, a contemplação do benefício ocorre por meio de sorteios ou lances.
Dessa forma, um grupo de pessoas que deseja comprar um veículo com o mesmo valor e parcelar na mesma quantidade de vezes, mas não quer encarar os juros do financiamento, pode aproveitar o consórcio de veículos.
Assim, cada membro do grupo vai contribuir com um pagamento mensal e com as contribuições mensais será possível comprar o veículo. É importante destacar que, embora o consórcio de carros esteja isento de juros, cada integrante do grupo deverá pagar a taxa de administração para a administradora de consórcio.
De forma geral, essa taxa varia entre 14% e 20% do valor total pago. Além disso, há também outras despesas e encargos financeiros, como é o caso do fundo de reserva, que é destinado para cobrir perdas em caso de inadimplência do grupo, entre outros encargos. Por isso, para saber se vale ou não a pena é importante pesquisar bem e estar atento a suas necessidades e condições financeiras.