O FGTS pode ser utilizado pelo trabalhador em situações de emergência ou em caso de demissão. Têm direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço os trabalhadores regulamentados pela Consolidação das Leis de Trabalho, ou seja, CLT.
Assim, é obrigatório que o empregador que contrata sob regime CLT pague o FGTS do empregado mensalmente. É importante destacar que o funcionário possui mecanismos para verificar se o direito vem sendo depositado todos os meses, como está previsto em lei.
Dessa forma, o trabalhador pode consultar o FGTS pelo CPF de algumas formas, como através do telefone, por meio do aplicativo FGTS, acessando o app da Caixa e até por mensagem de texto.
Como consultar o valor do FGTS?
Com o número do NIS, Número de Identificação Social, você deve fazer login no app FGTS ou app da Caixa e fazer a consulta. Além disso, é possível consultar o valor através do Cadastro de Pessoa Física, basta digitar seu CPF e senha para verificar o saldo disponível.
Os trabalhadores também podem consultar o saldo por telefone, assim, ligue para o 0800 726 0207. Agora, para descobrir se você possui direito à correção do FGTS, será preciso fazer uma pesquisa envolvendo vários documentos. Confira o passo a passo para conferir se tem direito à correção do FGTS:
- Primeiro, acesse o app do FGTS;
- Agora, clique na opção “Saldo Total”;
- Selecione “Meus Saques”;
- Escolha o motivo pelo qual está fazendo a solicitação, dentre as opções.
Logo após esse processo o contribuinte deverá informar uma conta para receber possíveis valores pendentes. Além da conta, também será preciso enviar:
- Número PIS ou Pasep;
- Cartão Cidadão;
- Comprovante de residência;
- Cópia de documento oficial com foto;
- Extrato do FGTS a partir de 1991 ou conforme o início da jornada CLT de cada trabalhador;
- Cópia da carteira de trabalho e previdência social;
- Cartão Bolsa Família ou cartões referentes a outros programas sociais.