O Procon-SP divulgou no dia 15 de março uma lista onde constam os nomes das empresas que mais receberam reclamações em 2023. A 123 Milhas ficou em segundo lugar, com 8.186 reclamações, onde 494 foram atendidas, enquanto 7.692 não foram atendidas.
As informações que estão na relação contemplam as queixas que não foram solucionadas logo na primeira tentativa de acordo realizada pelo órgão de defesa do consumidor, dessa forma, acabaram sendo convertidas em processos administrativos.
Nos primeiros lugares da lista estão a Hurb Technologies S/A, Grupo 123 Milhas e Enel. Somente no ano passado foram registradas 769.556 reclamações no canal de atendimento online, como também nos postos presenciais do Procon-SP.
As duas primeiras empresas da lista são do setor de turismo, que oferecem serviços na modalidade de viagens com datas de agendamento flexível: Hurb Technologies S/A e Grupo 123 Milhas.
As principais reclamações são ofertas não cumpridas, além da dificuldade na devolução dos valores pagos e também a dificuldade para cancelar ou alterar o contrato e o questionamento de cobranças (serviço que não é fornecido).
123 milhas está em recuperação judicial
A 123 Milhas entrou em recuperação judicial em 2023. Ela foi multada pelo Procon-SP no valor de R$ 2,5 milhões. O processo de recuperação judicial evita que uma empresa em dificuldade financeira decrete falência e encerre os serviços.
Assim, atua como um processo pelo qual a companhia que está endividada consegue um prazo para continuar funcionando enquanto negocia com seus credores, sob mediação da Justiça. Dessa forma, as dívidas ficam congeladas por 180 dias e a operação é mantida.
É importante lembrar que em agosto de 2023 a empresa 123 Milhas suspendeu pacotes e a emissão de passagens promocionais, assim, passou a ser alvo de milhares de ações judiciais.