O passaporte italiano é um documento de identificação liberado exclusivamente para cidadãos italianos. Quem deseja tirar esse passaporte deve saber que há duas maneiras disponíveis.
Assim, é possível tirar o passaporte italiano diretamente com o consulado italiano no Brasil, ou fazer o passaporte na Itália. Se escolher tirar o passaporte italiano no Brasil, saiba que o tempo de espera vai depender da disponibilidade do consulado competente.
Dessa forma, caso ele tenha uma longa fila de espera, o processo vai demorar mais. Agora, se a emissão do passaporte ocorrer na Itália o processo é mais rápido, podendo levar apenas algumas semanas.
O passaporte italiano pode ser solicitado após o reconhecimento da cidadania italiana. É importante esclarecer que o passaporte vermelho não é o único documento que comprova a cidadania italiana.
Além dele, a carteira de identidade também é válida para o expatrio, bem como a certidão de cidadania são documentos que apenas o cidadão italiano possui.
O passaporte italiano, bem como o brasileiro, não é um documento obrigatório, mas um documento de identificação para aqueles que querem viajar ao exterior. Para os maiores de idade, a validade do passaporte italiano é de 10 anos, e 5 anos para os menores de idade de 3 a 18 anos. Para os menores de 3 anos de idade a validade é de 3 anos.
Documentos Necessários para conseguir o Passaporte Italiano
Para conseguir obter o passaporte italiano é preciso já ter o processo de cidadania italiana concretizado. Se for de origem italiana, possuindo um ascendente italiano, poderá reconhecer a cidadania e solicitar o seu passaporte italiano. Pois é um direito “Jus Sanguinis”, isto é, de sangue.
O passaporte não é vitalício, sendo assim, após o prazo de validade será preciso fazer a renovação do documento. Para fazer esse processo será necessário pagar uma taxa de renovação.