Utilizando o WhatsApp é possível acumular mídias que são compartilhadas em conversas e grupos com facilidade. Contudo, essa grande quantidade de arquivos pode afetar o desempenho do seu aparelho.
As atividades através do aplicativo, como o compartilhamento de fotos e vídeos, por exemplo, podem consumir a memória do celular. Por isso, é importante excluir arquivos que não são importantes, para liberar espaço no armazenamento, e ter alguns cuidados para evitar o acúmulo de mídias por causa do app.
Uma das principais ferramentas para isso, é a função que permite desativar o download automático. Assim, é possível ajustar as configurações do WhatsApp para escolher se deseja baixar fotos, áudios, vídeos e documentos de forma automática, ou se você quer decidir quais serão baixados.
Para evitar que o armazenamento fique cheio de arquivos indesejados vá até as “Configurações”, caso o celular seja Android, essa opção estará nos três pontinhos no canto superior direito do aplicativo. Depois, clique em “Armazenamento e dados”.
Encontre a opção “Download automático de arquivos de mídias”. Agora, você deve desmarcar cada uma das caixinhas disponíveis nos campos “Ao utilizar dados móveis” e “Ao utilizar o Wi-Fi”, depois, basta clicar em “OK”.
Libere espaço no WhatsApp apagando arquivos baixados
Para conseguir mais espaço no armazenamento é necessário deletar mídias que não são importantes do seu celular. Assim, você escolhe quais deseja preservar e quais são inúteis, para esvaziar a memória do aparelho, o que evita a lentidão de processamento.
Você pode utilizar o gerenciador de arquivos do celular, mas também pode fazer isso dentro do próprio aplicativo do WhatsApp. Para isso, encontre o menu “Armazenamento e dados”, segundo os passos citados anteriormente.
Depois, selecione a opção “Gerenciar armazenamento”, onde será possível visualizar os arquivos que foram compartilhados em cada conversa, como também as mídias encaminhadas com frequência, para avaliar quais precisa excluir.