Com a importância do celular atualmente, onde muitos utilizam o aparelho para trabalhar, estudar, chamar um transporte através de aplicativos como o Uber, manter a bateria carregada é uma necessidade. Contudo, há muitos mitos em relação ao que deve ser feito para preservar a bateria.
É importante entender que toda bateria de celular passa por uma perda gradual de sua capacidade, logo após o primeiro ano de uso. No entanto, alguns cuidados podem ajudar a preservar melhor a bateria, auxiliando no desempenho do smartphone.
Se você já ouviu que é necessário deixar a carga da bateria do celular zerar antes de carregar novamente o aparelho, saiba que isso não passa de um mito. Assim, não é preciso esperar toda a carga da bateria acabar para colocar seu smartphone no carregador.
Dessa forma, você pode recarregar o aparelho quando conseguir ou achar necessário. Inclusive, muitos fabricantes indicam evitar o ciclo completo da bateria, isto é, de 100% a zero. Isso porque os extremos de carga vão causar estresse no sistema de processamento de dados e alerta para o excesso de energia.
Assim, o mais indicado é deixar a bateria do aparelho entre 20% e 80%. Uma boa dica para quando for recarregar o celular, é colocá-lo em modo avião. O modo avião é responsável por desativar a troca de dados entre smartphone e operadora, fazendo com que ocorra uma redução no gasto energético, o que deve acelerar o processo.
Carregamento rápido pode estragar a bateria do celular?
Por causa da necessidade de muitas pessoas de manter o celular carregado, é comum encontrar aparelhos que oferecem carregamento rápido. Assim, o processo dura menos tempo para que a carga da bateria fique completa.
A utilização de um carregador rápido não causa danos à bateria do celular a longo prazo. A não ser que haja alguma falha técnica na bateria ou nos componentes do próprio carregador. É necessário conferir sempre se o carregador e o celular são compatíveis.