O Programa Auxílio Gás ajuda famílias de baixa renda com a compra do gás de cozinha, depositando o benefício a cada dois meses. O valor da parcela não é fixo, mas representa 100% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 kg.
As datas de pagamento do benefício seguem o mesmo calendário de depósitos do Bolsa Família. A parcela do Auxílio Gás é depositada em conta digital ou bancária. Após o repasse do valor, os beneficiários terão até 120 dias, contados a partir da data em que foi disponibilizado o benefício na conta, para realizar o saque.
O programa não apresenta um cadastro específico. Para ter acesso ao pagamento é necessário estar devidamente inscrito no Cadastro Único. O cadastramento pode ser realizado pelo responsável familiar em um CRAS, Centro de Referência da Assistência Social, mais próximo.
Para isso, ele deve levar um documento de cada pessoa da família. A parcela liberada pelo Programa Auxílio Gás poderá ser acumulada com outros benefícios do Programa Bolsa Família. Quem tiver direito aos dois programas sociais vai receber as parcelas nas mesmas datas.
Quem tem direito ao Auxílio Gás?
Podem ser atendidas pelo programa as famílias inscritas no Cadastro Único, que possuem renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa. Caso atendam ao critério de renda, famílias beneficiárias de outros programas sociais também podem receber o pagamento a cada dois meses.
É importante esclarecer que os valores liberados pelo programa Bolsa Família não serão computados durante o cálculo do limite da renda familiar para a liberação do Auxílio Gás.
O Vale Gás também contempla as famílias que possuem na sua composição pessoas residentes no mesmo domicílio que recebem o BPC, Benefício de Prestação Continuada, inscritas ou não no Cadastro Único.