A aposentadoria por invalidez é um direito previdenciário dos trabalhadores que não podem mais exercer suas atividades laborais, por causa de doenças ou incapacidades.
Para liberar o benefício é realizada uma abordagem criteriosa, que vai avaliar a documentação médica. Isso deve incluir a apresentação de laudos, exames e relatórios a fim de comprovar a incapacidade permanente para o trabalho, se o trabalhador possuir doenças que permitem o acesso a aposentadoria por invalidez em 2024.
É importante destacar que esse benefício atende, exclusivamente, segurados que possuem alguma incapacidade permanente, o que acaba por impedir que exerçam qualquer atividade laboral.
Assim, para conseguir o pagamento do benefício será preciso comprovar a incapacidade através de uma perícia médica, que será realizada no próprio INSS, Instituto Nacional do Seguro Social. O trabalhador vai receber o benefício durante todo o período em que a incapacidade persistir.
Antes de ser considerado inválido, o segurado deve inicialmente receber o Auxílio Doença. Dessa forma, a situação será reavaliada periodicamente por meio de perícias médicas. Caso a incapacidade seja confirmada, o segurado deverá se aposentar.
Para ter direito a aposentadoria por invalidez, além de comprovar a incapacidade, o segurado ainda vai precisar atender a uma série de requisitos, como possuir uma carência de 12 contribuições mensais consecutivas.
Como solicitar a aposentadoria por invalidez?
Para fazer a solicitação da aposentadoria por invalidez você deve entrar no Meu INSS e clicar em “Pedir Benefício por Incapacidade”, logo após, selecione o serviço desejado. Agora, para acompanhar a solicitação e receber a resposta do seu processo siga os passos:
- Entre novamente no Meu INSS;
- Clique em “Consultar Pedidos”;
- Busque o seu processo na lista;
- Por último, clique em “Detalhar’.