O sistema de transporte público do Distrito Federal passou por uma mudança desde o dia 15 de agosto, com 99 linhas de ônibus que deixaram de aceitar pagamentos em dinheiro em espécie. Essa decisão é parte de uma estratégia para modernizar o sistema de transporte.
A eliminação do pagamento em dinheiro visa modernizar o sistema, tornando-o mais eficiente e alinhado com as tecnologias atuais. A implementação de pagamentos eletrônicos está prevista para trazer mais agilidade e menos erros na contagem e manuseio de dinheiro.
A mudança tem o objetivo de facilitar o acesso ao transporte público, especialmente para aqueles que já estão habituados a usar cartões ou aplicativos de pagamento. Com a ampliação do uso de meios digitais, espera-se que os passageiros encontrem menos dificuldades no processo de pagamento.
A retirada do dinheiro em espécie das catracas contribui para a segurança dos rodoviários e passageiros, reduzindo a exposição a roubos e aumentando a segurança geral no transporte público.
Contexto da medida
Desde 1º de julho, 52 linhas já haviam deixado de aceitar dinheiro, e agora, a ampliação para mais 99 linhas marca uma etapa importante na transição. De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, essa mudança permite identificar quais usuários ainda preferem ou necessitam do pagamento em dinheiro e ajustar as medidas para atender a esses casos de forma adequada.
A decisão de expandir a mudança de forma gradual foi influenciada por uma determinação judicial que exigia a implementação de facilidades para usuários que não possuem cartão bancário ou que preferem pagar em dinheiro.
O BRB Mobilidade, em resposta, aumentou o número de pontos de retirada e recarga de cartões, com a introdução de mais 25 pontos, totalizando agora 151 locais de atendimento. Além disso, o aplicativo de transporte agora oferece a opção de adquirir créditos via Pix, facilitando ainda mais o processo para os usuários.
Em 2023, o pagamento em espécie representava uma quantia de R$ 278,5 milhões, o que correspondia a 31% do total de acessos ao sistema de transporte. Atualmente, essa forma de pagamento representa cerca de 16% do total, evidenciando uma redução constante na sua utilização.
O secretário Zeno Gonçalves afirmou que a redução no pagamento em espécie tem sido observada em todas as linhas desde o início da mudança.
Linhas afetadas
A seguir, apresentamos uma lista das 99 linhas não aceitarão mais pagamento em dinheiro:
Piracicabana (Bacia 1)
- 0.022: W3 Norte-L2 Sul (SDN) / Vila Telebrasília / SQS 616 / W3 Sul – L2 Norte
- 0.023: TAN / L2 Norte-W3 Sul / Vila Telebrasília / L2 Sul – W3 Norte
- 0.032: Terminal Asa Sul/L2 Sul – Norte / W3 Norte – Sul
- 642.2: Planaltina (BR-020) / W3 Norte – Sul
- 0.025: Rodoviária Plano Piloto / Sudoeste-Octogonal / F. Importados / SIA
- 616.1: Arapoanga / Paranoá / Rodoviária do Plano Piloto
- 0.604: Planaltina (Buriti III) / SAAN / SIA / TAS
- 0.519: Sobradinho II / Eixo Norte – Sul / TAS
- 0.518: Sobradinho II / Rodoviária do Plano Piloto
- 600.8: Planaltina / L2 Norte / L2 Sul
- 0.031: Terminal Asa Sul / W3 Sul – Norte / L2 Norte – Sul
- 518.2: Sobradinho II / Rodoviária do Plano Piloto / L2 Norte
- 110.2: Rodoviária do Plano Piloto / UnB
- 116.2: Rodoviária do Plano Piloto / Eixo Monumental / Setor Noroeste
- 115.2: Rodoviária do Plano Piloto / L2 – W3 Norte
- 604.3: Vale do Amanhecer / Planaltina / SAAN / SAI / SGCV / TAS
- 0.521: Sobradinho I / L2 Norte – Sul / TAS
- 0.006: Cruzeiro / Sudoeste / W3 Sul / Octogonal
- 0.503: Sobradinho Q. 18 / SAAN / SIA / SGCV / TAS
- 0.624: Planaltina / Eixo Norte / Esplanada
- 605.1: Planaltina / Buritis III / Jardim Roriz / L2 Norte-Sul / TAS
- 0.527: Nova Colina / Sobradinho / Cruzeiro
- 0.522: Sobradinho I / Sobradinho II / L2 Norte-Sul
- 0.024: Cruzeiro / Octogonal – Sudoeste / Esplanada
- 0.516: Sobradinho / Esplanada
- 600.5: Estância / Eixo Norte e Sul
- 600.1: Estância / Eixo Norte/ Rodoviária do Plano Piloto
- 519.3: Sobradinho II / Mansões / Eixo Norte-Sul / Terminal Asa Sul
- 642.4: Estância / W3 Norte / Rodoviária do Plano Piloto
- 022.1: Circular Garagem Piracicabana / Palácio do Buriti / Noroeste
Pioneira (Bacia 2)
- 0.011: TAN (Entrequadra Norte) / Esplanada / Aeroporto
- 073.4: Circular Park Way / Aeroporto
- 182.2: São Sebastião / SAAN
- 180.6: Jardins Mangueiral / W3 Norte
- 3206: Setor Sul / BRT
- 100.4: Itapoã / Paranoá / Cidade do Automóvel
- 180.5: Jardins Mangueiral / W3 Sul
- 3317: Term. 279 / Av. Alagados / Porto Seco / Term. Integração Sta Maria
- 3307: Terminal de Integração de Santa Maria / Expansão / Total Ville
- 3203: Terminal Gama Sul / Setor Leste
- 194.2: São Sebastião / W3 Sul
- 0.030: Terminal Asa Norte / W3 Norte – Sul / Aeroporto
- 761.2: Terminal do Paranoá / Paranoá Parque / Rodoviária Plano Piloto
- 0.756: Paranoá / Itapoã / SAAN / SIG / Sudoeste
- 3212: Terminal de Integração BRT Gama / DF-475 / Ponte Alta Norte
- 0.194: São Sebastião / W3 Sul
- 0.197: São Sebastião / W3 Norte
- 197.7: São Sebastião / Rodoviária do Plano Piloto
- 3202: Setor Sul – Leste / BRT Gama
Urbi (Bacia 3)
- 870.9: Riacho Fundo II / Rodoviária do Plano Piloto
- 811.1: Riacho Fundo II / W3 Sul
- 807.5: Metrô Furnas / Sest-Senat
- 806.2: Circular QS 18 / 31
- 0.871: Recanto das Emas / Rodoviária do Plano Piloto
- 870.7: Recanto das Emas / Rodoviária do Plano Piloto
- 871.3: Recanto das Emas / W3 Sul
- 874.4: Recanto das Emas / Rodoviária do Plano
- 0.176: Riacho Fundo / L2 Sul-Norte / Esplanada
- 160.2: Núcleo Bandeirante / L2 Sul – Norte / Esplanada
Marechal (Bacia 4)
- 0.345: Setor P Sul / L2 Sul
- 383.1: Setor P Sul / Rodoviária do Plano Piloto
- 337.1: Setor P Sul / W3 Sul / Rodoviária do Plano Piloto
- 942.2: Sol Nascente Trecho I / W3 Norte
- 336.1: Setor P Sul / Rodoviária do Plano Piloto
- 376.2: Taguatinga Sul / W3 Norte
- 0.378: Setor P Sul / EPTG / W3 Norte
- 0.914: Sol Nascente Trecho I / Taguatinga / Rodoviária do Plano Piloto
Embora possa levar algum tempo para a adaptação completa, a implementação gradual e os esforços adicionais para garantir o acesso a todos os usuários são medidas essenciais para o sucesso desta transição.