A transformação digital e os avanços tecnológicos estão mudando rapidamente o mercado de trabalho. Muitas profissões que hoje são comuns podem se tornar obsoletas nos próximos anos. A seguir, vamos explorar cinco dessas profissões que têm grandes chances de desaparecer até 2027.
É válido ressaltar que essas profissões podem continuar operando em diversos locais, pois não é algo concreto. Consideramos apenas a situação tecnológica atual, mas obviamente muitos locais ainda precisam de tais profissões!
1. Operador de caixa
Com o aumento das tecnologias de autoatendimento e pagamento online, a necessidade de operadores de caixa está diminuindo. Supermercados e lojas de varejo estão adotando cada vez mais caixas automáticos, que permitem aos clientes escanear e pagar por seus itens sem a necessidade de um atendente.
2. Agente de viagens
A facilidade de reservar voos, hotéis e pacotes de viagem pela internet está tornando os agentes de viagens cada vez mais obsoletos. Sites de viagens e aplicativos móveis oferecem aos consumidores a capacidade de planejar e reservar suas próprias viagens, com a conveniência de fazer isso a qualquer hora e lugar.
3. Trabalhador de telemarketing
O telemarketing está sendo rapidamente substituído por métodos de marketing digital mais eficazes e menos invasivos. Além disso, a automação e os chatbots estão se tornando mais sofisticados, capazes de lidar com grande parte das interações que antes eram realizadas por humanos.
Profissões que ficaram obsoletas
Além do risco de desaparecer, algumas profissões foram desvalorizadas ao longo do tempo, seja pela substituições por máquinas ou robôs ou pelo fato da obsolescência. É o caso de:
4. Operador de máquinas de produção
A automação industrial está avançando a passos largos, com robôs e máquinas inteligentes substituindo operadores humanos em fábricas. Esses sistemas automatizados são capazes de trabalhar 24 horas por dia, reduzindo custos e aumentando a eficiência na produção.
5. Bibliotecário
Com a digitalização dos livros e o acesso fácil à informação pela internet, a demanda por bibliotecários está diminuindo. Bibliotecas estão se adaptando, oferecendo mais serviços digitais e menos interações presenciais, o que reduz a necessidade de pessoal.