Jesus, conhecido por sua intensa vida de oração, demonstrava constantemente sua comunhão com o Pai Celestial. Suas orações eram momentos de profundo diálogo e conexão espiritual, realizados em locais isolados e longe das multidões.
Portanto, a seguir, exploramos cinco orações ensinadas por Jesus e registradas na Bíblia, cada uma refletindo uma faceta diferente de sua fé e missão. Confira!
O Pai Nosso
Uma das orações mais conhecidas e recitadas no mundo cristão é o Pai Nosso. Nesta oração, Jesus ensina seus seguidores a buscar a santificação do nome de Deus, a submissão à Sua vontade e a provisão diária. Ele também enfatiza a importância do perdão e da proteção contra o mal.
“Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
o pão nosso de cada dia nos dá hoje;
e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores;
e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!“
– Mateus 6:9-13
Louvor ao Pai
Jesus expressa gratidão ao Pai, louvando-O por revelar suas verdades aos humildes e não aos sábios e cultos. Essa oração destaca a gratidão e reconhecimento da sabedoria divina em ocultar certas coisas dos poderosos e revelá-las aos simples.
“Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.“
– Mateus 11:25-26
A ressurreição de Lázaro
Antes de realizar o milagre da ressurreição de Lázaro, Jesus ora ao Pai, expressando gratidão por ser ouvido e ressaltando que fez isso para que a multidão presente pudesse acreditar que Ele foi enviado por Deus.
“E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: — Pai, graças te dou porque me ouviste. Eu sei que sempre me ouves, mas falei isso por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste.“
– João 11:41b-42
Oração no Getsêmani
No Jardim do Getsêmani, Jesus enfrenta um momento de profunda angústia antes de sua crucificação. Ele ora ao Pai, pedindo para que, se possível, seja poupado do sofrimento que está por vir, mas submete-se completamente à vontade divina.
“Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua”.
Apareceu-lhe então um anjo do céu que o fortalecia. Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão.“
– Lucas 22:41-44
Oração na cruz
Mesmo em seus momentos finais, Jesus demonstra compaixão e perdão. Na cruz, Ele pede ao Pai que perdoe aqueles que o crucificaram, pois não sabem o que estão fazendo.
“Jesus disse: ‘Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo’. Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes.“
– Lucas 23:34
As orações de Jesus, registradas na Bíblia, oferecem um poderoso exemplo de fé, submissão, gratidão e compaixão. Elas revelam a profunda conexão de Jesus com o Pai Celestial e oferecem ensinamentos valiosos para os crentes. Por fim, estas orações continuam a inspirar e orientar milhões de pessoas ao redor do mundo, reforçando a importância da oração como um meio de comunicação com Deus.